As férias chegaram ao fim e está na hora de fazer um balanço de tudo o que aconteceu. No início, foi ótimo, senti a emoção de cada lugar por onde passei, as ruazinhas estreitas, os cheiros de azeite e figo das pequenas vielas, as flores coloridas nas janelas das casas, a cor das paisagens da Toscana e o cheiro de mar de Veneza . Me senti também bem próxima do Ronaldo, um dos motivos da nossa viagem a dois. Aproveitamos muito, rimos muito, andamos muito, comemos muito e bebemos muito vinho.
Com o passar do tempo, bateu um cansaço e as coisas já não estavam tão emocionantes como no início. Não estou dizendo que não gostei, só não senti as mesmas emoções dos primeiros 12 dias de viagem. Eu preciso muito me emocionar intensamente com as pequenas coisas, é isso que me faz feliz e, as vezes, por motivos inexplicáveis, as nuvens negras se aproximam da minha mente e eu passo a ter uma visão nebulosa de tudo. Daí, as emoções se transformam em ataques de raiva e de mau humor.
Eu quase pulei no pescoço daquele napolitano maledeto da Hertz que não queria receber o carro, fiz um pequeno barraco com o atendente do hotel em Roma (por isso ganhei internet grátis) e tive vontade de atirar um sapato no garçon careca de Napoli (esse merecia!). O Ronaldo também não ficou fora da minha lista negra de pessoas que me irritam, claro. Fiquei de bico algumas vezes em Roma e perdi a paciência com ele diversas vezes por isso. Eu tive uma legítima TPM "alla napoletana" assim que chegamos em Roma.
Depois ainda tiveram os incidentes com a mala perdida e o caixa automático que comeu 150 Euros, nossos últimos 150 Euros.
A surpresa, aliás, uma grande surpresa, foi chegar em Lisboa e ver que tudo podia melhorar depois da rápida maré de nuvens negras que me acompanhou de Napoli a Roma. Lisboa surgiu como uma cidade inesperada, bela e encantodora. Isso não quer dizer que Roma não seja, mas o que vi em Roma era o que esperava encontrar lá e em Lisboa, não esperava tanto.
Por isso, posso dizer que, mesmo sem a mala e com pouco dinheiro, fechamos a viagem em grande estilo e temos muitas, mas muitas mesmo, boas lembranças para carregar para o resto da vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário