Como fazer com que todas as pessoas que caibam na fôrma de pudim?A fôrma é o modelo ideal, aquele que idealizamos para a pessoa perfeita, que se encaixa nos nossos desejos.
Quando as expectativas não se realizam, ficamos frustrados.
Mas as pessoas não são todas iguais, mesmo quando tratadas da mesma forma.
Por exemplo, os filhos. Mesmo usando das mesmas técnicas de educação, eles saem diferentes uns dos outros. Comparando com o pudim, uns cabem na forma, outros vazam um pouco, uns ficam encruados, outros ficam macios e doces. Usando a mesma receita, os mesmos ingredientes, não conseguimos os mesmos resultados.
Aí, vem as comparações: fulano fazia assim, você precisa ser igual a ele! Como seu irmão é bonzinho, olha como ele faz!, Você precisa estudar e ser obediente como seu irmão!
Isso não acontecia comigo, quando meu irmão nasceu, eu já era grande. Mas tenho certeza que acontecia com ele. Enquanto eu era a melhor aluna da escola, ele só fazia lição apanhando.
Minha mãe ficava irritada, brigava com ele, mas ele só fazia o que queria. Agora ele é um bom menino, mas não sei se serviu na fôrma de pudim dos meus pais. Aliás, nem eu sei se servi.
Quando temos filhos crescidos morando conosco, a situação ainda é pior, pois os conflitos de relacionamento aumentam. Pensem, vários adultos na mesma casa, dividindo tudo, só pode resultar em tumultos diários e constantes.

Eu percebi que a melhor solução é jogar fora a fôrma de pudim e aprender a conviver com as diferenças, mas ainda não sei a formula para isso, quem souberque me conte!
2 comentários:
nossa, mami... muito lindo esse texto. eu concordo com vc e acho que tem razão. mas eu aprendi uma coisa também, estando longe aprendi a conviver com as pessoas. é muito mais fácil, já que não enfrentamos o dia-a-dia com elas. então o relacionamento fica pacífico. =)
mas sentimos saudades, não das brigas e discussões, claro. mas das reuniões em famílias e da papa da mamãe.
Pois eu acho que aqui em casa ainda falta muito pra todo mundo ser aceito. Porque ninguem liga muito pro que o outro pensa ou sente. O que a gente muitas vezes esquece é que familia é isso. Familia é ser unido e ajudar uns aos outros. Mas a nossa familia ta em ruína porque não é bem assim que acontece dentro de casa.
Postar um comentário