
A vida é uma busca incessante pela felicidade. Tudo o que fazemos tem como objetivo encontrar a felicidade. Estamos sempre em busca do prazer. E o descontentamento vem quando não conseguimos atingir os nossos objetivos. Esse descontentamento pode ser traduzido para frustração, angustia, culpa, tristeza e depressão.
Eu li uma vez que a raiva é um sentimento secundário que esconde sentimentos primários que nem sempre conseguimos identificar. Eu concordo, pois, na maioria das vezes é muito difícil definir o que estamos sentindo quando não estamos bem.
Eu sou uma pessoa complicada, meu humor varia conforme meu ciclo menstrual, a temperatura, o clima, os sonhos que tive, etc. Acredito que posso administrar essa situação e aprender mais com cada fase. Eu busco superar essas questões mudando hábitos, tentando fazer diferente, inovando. Também encontro paz em coisas comuns, que faço há algum tempo, como ioga, caminhada, contato com a natureza.

Estou passando por uma fase complicada, de mudanças internas. Parece que, sem perceber, alguma coisa está mudando, mas ainda não sei o que. Essa sensação de não saber ao certo o que estou sentido não é boa e foge dos objetivos comuns a todo ser humano: a busca pela felicidade.
É uma luta interna constante, parece desenho do Pica-pau quando o anjinho e o diabinho ficam no ombro, os dois falando o tempo todo ao seu ouvido: faça isso, faça aquilo....

E eu concordo com os budistas: devemos evitar os desejos, pois desejos não realizados se transformam em frustração, que vira tristeza, depressão e raiva. Mas somos seres humanos, estamos aqui para aprender e o aprendizado é difícil e demorado. Nunca terminamos de aprender, pois sempre podemos ter um novo ponto de vista a respeito de uma tema antigo ou uma nova resposta para um problema aparentemente sem solução. O aprendizado e constante e infinito.
E para finalizar, a frase do Galileu Galilei que vi essa semana e que me fez pensar muito: "Você não pode ensinar coisa alguma a um homem. Você pode somente ajudá-lo a descobrir dentro de si mesmo".
3 comentários:
é... acho que quando vc chega a uma idade que vc considera muito mais velha, as coisas ficam dificeis de perceber, de se entender... enfim.
mas só foi mais um ano em sua vida.
outro dia eu tava vendo um filme que a mulher se desmotivou completamente depois que completou 40. por que será que essas coisas acontecem?
será que realmente mudamos quando chegamos a essa idade?
vc quem me diga... =)
Vai ve é a menopausa. Uai, essas mudanças todas neh. Sem explicação. É o seu Eu interior querendo te passar uma mensagem q vc ainda nao captou. Ah, sei lá. Eu só tenho 20, to por fora dessas mudanças ainda.
eu não estou desmotivada, só estou pensando que é hora de mudar alguma coisa na minha vida.
Postar um comentário