
Algumas pessoas são realmente muito emotivas, choram para tudo. E eu não estou falando de gente chorona, que só reclama ou fica se lamentando pelos cantos da casa. Estou falando das pessoas que se emocionam vendo filmes, lendo livros, contando historias e relembrando momentos felizes ou tristes. Por outro lado, tem gente que nem se abala com essas coisas, pode ver o filme mais triste do mundo (tipo Inteligência Artificial,nesse eu gastei um rolo de papel higiênico e comecei a chorar na metade do filme) e nem comentar: "nossa, que filme triste!".
meu marido também é assim, esses dias ele estava lendo "Marley e Eu" e toda hora ficava com os olhos inchados, cheios de lágrimas.
E aqueles filmes que, depois do fim, ninguém sai da sala do cinema, está todo mundo chorando. Filmes como "O sexto sentido", "E. T.", "A lista de schindler", "Em algum lugar do passado", etc. Porém, alguns desses filmes só fazem efeito na primeira vez, no momento em que os segredos são contados, depois as emoções não são as mesmas.

Mas eu não fui sempre assim. Quando era pequena me emocionava com algumas situações, filmes ou histórias, mas não deixava meus pais perceberam, sempre tentava reprimir essas emoções. Minha mãe não aceitava muito isso, sempre dizia; "Pare de ser chorona, que bobagem, você chora para tudo!". Não porque ela é um a pessoa insensível, mas acho que é mais resistentes a certas emoções. e se tem uma coisa que ela realmente não gostava era de pessoas deprê, sempre se lamentando e reclamando. Talvez por causa do seu jeito se ser, extremamente otimista e alegre, sempre rindo, achando tudo maravilhoso e que tudo vai dar certo.
Mas as emoções que sentimos com as historias não tem muito a ver com o estado de espírito das pessoas, são sensações momentâneas causadas pela empatia que sentimos com os personagens e os casos contados.

Eu percebo que os meus olhos se enchem de lágrimas quando falo das conquistas dos meus filhos, quando conto historias engraçadas da família, quando ouço certas músicas que tocam no fundo da alma, etc. São momentos em que me emociono por fatos alegres, por experiências passadas ou pela beleza das coisas.
Eu entendo que as emoções nunca devem ser reprimidas, devemos expressar aquilo que sentimos, sem sentir vergonha por isso.
Um comentário:
Eu que amoleci o coração de pedra dessa mulher...antes, eu chorava sozinho quando viamos um filme triste. Agora, já tenho companhia.Uma coisa que eu sempre achei bacana no meu pai é que ele nunca teve medo de demonstrar seus sentimentos...quando eu era pequeno, um filme triste representava litros de lágrimas derramadas...
Postar um comentário