sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Independência



Os filhos crescem, caem quando começam a andar, amadurecem (alguns não), saem de casa ou não. Ser independente é uma conquista, não basta crescer para poder viver sozinho. Os meus filhos, que moram comigo, são um pouco independentes. Trabalham, usam seu dinheiro para comprar as suas coisas, viajam, estudam, mas ainda não tem condições de morar sozinhos. Mas são condições financeiras, que podem ser superadas quando ganharem mais dinheiro.

Mas a independência não é só isso, é preciso ter maturidade para assumir essa postura e enfrentar o mundo real longe da saia da mãe sem ficar pedindo socorro. É preciso abrir mão de coisas que gostamos, saber gastar e economizar, saber enfrentar as dificuldades da convivência com o parceiro e a saudade da comida da mamãe (o que não é o meu caso..eheh).

Eu pedi socorro milhares de vezes, posso dizer que somente depois de muitos anos de casada consegui respirar aliviada e dizer que sou independente. Depender dos outros, mesmo sendo os pais, me faz sentir com o "rabo preso", parece que estou devendo favor, mesmo que sejam favores feitos de coração. Cada um tem a sua vida, suas necessidades e suas prioridades.

Agora que estamos longe eu sinto falta da família, dos almoços de domingo, das brigas familiares, dos jantares, das festinhas de aniversário, dos finais de semana na casa da sogra e tenho certeza que eles sentem nossa falta. Meu filho mais novo não se beneficia crescendo longe das avós, sem tios, sem parentes e sem os laços familiares que tanto agregam à nossa formação.


Hoje eu posso dizer que somos independentes e que estamos vivendo sozinhos, sem influências e sem interferências, mas também sem o apoio e o afeto da família.

Vivendo longe de casa dependemos de nós mesmos e não podemos contar com aqueles que estão distantes.Viver longe de casa nos torna mais unidos, mais íntimos, mais cúmplices, mais responsáveis, mais próximos e mais solidários.

Um comentário:

Barbara Quinto disse...

de que adiantaria sair de casa, se dizer independente e continuar pedindo dinheiro pra familia? isso não é ser independende, na minha opinião. por isso q eu nem tento sair de casa, sei q vou passar muito por isso.