
Quem nunca surtou na vida que fale agora ou cale-se para sempre!
Na minha família surtar é comum. E eu digo surtar no sentido de ter uma mania passageira (ou duradoura).
O meu avô, campeão mundial nesta modalidade, já fez de tudo um pouco enquanto viveu (por isso que ele viveu tanto!). E, por causa dos surtos, aprendeu bastante sobre todas as coisas da vida.
Eu me lembro que suas manias variavam, mas estavam sempre presentes. Teve a fase da fabricação de iogurte, com bacias espalhadas pela casa toda e cheiro de azedo; a fase da ginástica, quando ele montava em sua garagem aparelhos dignos de uma academia, com sucata encontrada no ferro velho; a fase da astronomia, quando ele montou um telescópio e fez curso no planetário de São Paulo; isso sem falar nos assuntos místicos, sempre presentes na vida dele, além do esporte. Algumas manias se transformaram em estilo de vida, como o karatê e a Ordem Rosacruz, que deram a ele saúde, paz, espírito jovem e vontade de viver.
Mas eu estou falando das manias ou surtos porque eu acho que ninguém é imune a isso. Meu irmão (futuro campeão mundial após o meu avô) sabe bem disso. Teve a fase do paintball, das miniaturas, do RPG, etc.
E eu também passo por isso. Não sou campeã mundial porque tenho muitos afazeres, mas se fosse menos ocupada provavelmente estaria concorrendo ao título.O último surto, que parece estar voltando, foi o da leitura. Em cerca de dois meses li vários livros. numa quantidade maior do que li nos últimos 3 anos. Teve a fase da jardinagem, quando morava em casa, época em que eu cultivava orquídeas, tratando-as com carinho, amor, paciência e elas não floriam para mim (para a minha mãe elas dão flor, essas ingratas!!!). A fase da yoga, que eu adoro, mas estou sem praticar, a fase da academia (essa durou pouco, eheehh!) , da comida tailandesa, do planejamento urbano ( essa ainda persiste), da moda, etc.

E isso se reflete no meu trabalho, lá também temos fases: do aquecedor solar, das construções sustentáveis, dos terrenos contaminados, da madeira, etc.
Mas o bom das manias é que você sempre está aprendendo coisas novas e algumas duram para sempre.
E não há coisa melhor na vida do que ter a oportunidade de aprender, aperfeiçoar o conhecimento e vivenciar novas experiências.
3 comentários:
Oi, mamãe! Adorei o seu blog novo! É muito criativo. Não sabia que você tinha tanta manha pra escrever bem desse jeito. Acho que eu não herdei isso de você ne. Enfim, gostei do seu texto, muito interessante. Da vontade de ler mais. Vai virar escritora?
eu tô na mania de pesquisar. qualquer coisa que eu tenho dúvida, eu pesquiso na internet, rs.
=) e na mania de ficar sem dinheiro... hihihihih
Eu nunca tive manias...tenho impulsos!!!O que me chama a atenção nessa manias é que parece que pessoa "maníaca" por algo parece que pega gosto pela vida, como se a vida ganhasse cor enquanto ela mantém seu interesse pela coisa. Tem um amigo que uma vez teve mania de fazer linguíça! Comprou máquina, receitas, etc...mas chegou uma hora que eles todos ficaram com o colesterol nas núvens e pararam de fazer linguíça...só ficaram as máquinas...
Postar um comentário